É possível ter bem-estar neste momento?

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Como transformar este momento tão assustador? Tenho visto muitos videos no whatsapp, onde as pessoas estão desanimadas, confusas, sem saber quando tudo isto vai ter uma saída. Eu me sinto assim também, mas para manter a sanidade mental é importante encontrarmos soluções e ocupar o tempo em casa com boas ideias. 

Gostaria de compartilhar aqui o que a Sra. Henrietta H. Fore, diretora executiva da Unicef sugere (Day four: Executive Director Henrietta H. Fore’s video diary amid the coronavirus outbreak | UNICEF, https://www.youtube.com/watch?v=bb0uoJHNcNY). Vale a pena assistir na íntegra.

Ela dá 5 pontos:

  1. Mantenha uma rotina ou comece uma nova
  2. Esteja conectado com as pessoas
  3. Tenha hobbies, cante, desenhe
  4. Estabeleça um tempo limitado para a preocupação
  5. Medite e agradeça

Vou comentar o primeiro ponto, pois ele está ligado diretamente ao meu trabalho. Ter uma nova rotina não é algo que surge do dia para a noite, pois sabemos muito bem como é difícil mudar um hábito. Mudar quando escolhemos é difícil, mas mudar por obrigação é muito mais. Mas, como não temos alternativa, vale pensar em algo que seja agradável e talvez até criativo. 

Ter horários definidos para as coisas básicas como acordar e dormir, para alimentação, para fazer exercícios é muito bom, pois já dá uma boa base para o dia. Fixar o horário de trabalho também é muito importante: pelo fato de estarmos com nosso trabalho tão pertinho é muito fácil exagerar e ir ficando até mais tarde. Não faça isso!

Ela salienta o valor de dar atenção à família, bater um papo com um amigo que talvez esteja sozinho, ouvir música que são coisas deixadas de lado e que agora podem transformar nosso ânimo e trazer alegria. 

Quais são as 3 coisas que você pode agradecer hoje?