Material interessante, como organizar?

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Nesta época de quarentena, estamos tendo a oportunidade de encontrar muito material interessante e relevante na internet e surge a pergunta: como organizar tudo isso? Não queremos perder essas informações valiosas, então, qual o melhor jeito de guardá-las? 

Existem vários programas para organizar tudo, seja para ver mais tarde, seja para guardar como referência. Alguns programas são mais intuitivos, outros dependem de um pouco de conhecimento e treino. A maioria tem uma versão básica gratuita. 

Mas a organização é fundamental: classificar o material, definir categorias, reunir assuntos semelhantes, nomear os arquivos de forma a encontrá-los rapidamente. Vale a pena pensar nisso antes de escolher o aplicativo que será usado.

Olha só os três que considero os principais:

Google Keep É preciso ter uma conta Google. O Keep é um aplicativo de notas muito simples e fácil de usar. Você salva ideias em forma de texto, lista, foto e áudio. Tem recursos de tags e marcadores. Você pode ordenar tudo por temas e colocar cores diferentes em cada nota. É excelente para guardar conteúdos que você quer ver depois. Logicamente está sempre sincronizado com seus dispositivos. 

Evernote É um dos aplicativos mais conhecidos. A organização se baseia em cadernos que são como pastas para guardar suas notas. Ele serve como um editor de texto, em que você pode acrescentar listas, fazer desenhos, gravar áudios, anexar fotos e vídeos. Você pode digitalizar documentos e cartões de visita. As notas podem ser classificadas por etiquetas para serem encontradas facilmente. Aliás, o sistema de busca do Evernote é muito potente. Você pode catalogar as informações e guardar os conteúdos interessantes que você encontrou, mas que não quer ou não pode ler no momento. As alterações são sincronizadas em todos os dispositivos a cada novo acesso.

OneNote Tem um design clean e é fácil de usar. Aqui também é possível criar notas, fazer listas, inserir gravações de áudios, anexar arquivos e links, importar pdfs. Você pode acrescentar fotos e fazer anotações sobre elas. Pode criar seções para separar as ideias por temas o que ajuda bastante na organização. É possível criar alertas das tarefas do dia a dia, marcar itens importantes. Também tem sincronização com seus dispositivos.

Existem muitas outras funcionalidades interessantes em cada um destes aplicativos, por exemplo, os três possuem o “web-clipper” que permite salvar páginas direto do navegador. Aqui a ideia é só dar uma leve pincelada em cada um. A escolha, logicamente é muito pessoal e vai depender da sua necessidade. 

Mas o principal é ter um sistema de organização e segui-lo com consistência.